As papas podem parecer um tema simples, não deixa de o ser...mas a verdade é que a grande maioria estão cheias de açúcar, componente que de nutritivo nada tem, e é prejudicial à saúde, apenas serve para tornar o alimento mais atractivo para o bebé e para o engordar.
Como na minha opinião eles têm uma vida para descobrir o açúcar, não acho que faça falta alguma no 1º ano de vida e até mesmo por aí adiante. Enquanto puder ser evitável melhor.
Antes de iniciarem as papas tinha comprado numa promoção uma daquelas tantas que se vendem nos hipermercados, Nutriben 1ª papa (sem glúten), mas antes de as introduzir fiz uma pesquisa sobre alternativas às tão conhecidas e comercialziadas por aí, e contente fiquei quando descobri que sim, que existem papas mais saudáveis para os meus bebés.
Comprei então papas da Holle, são papas biológicas, feitas com cereais, alguns integrais e sem açúcar, contém apenas os açucares naturalmente presentes.
Eles adoram, a nós adultos faz-nos confusão, mas a verdade é que eles não conhecem o açúcar nem o sal, pelo que não lhes faz tanta diferença. Caso não gostassem paciência, comi muito cerelac e estou cá, mas como gostam, tanto melhor!
Estas papas podem ser preparadas com leite materno, leite adaptado, só com agua, misturados com fruta ou até mesmo para fazer bolachinhas caseiras. São muito versáteis. Basta preparar a quantidade de leite a gosto do bebé e adicionar a papa até obter a consistência pretendida, as instruções de preparação que constam na embalagem não são muito adequadas e explicitas.
Vendem-se no Celeiro, Well's e no espaço de saúde e bem estar do Jumbo. Um pacote tem 250 grs rondam os 3,95 euros.
Se pretender fazer papas caseiras, por aqui também já fizemos, pode utilizar a Quinoa (não contém glúten) basta demolhar durante a noite e cozinha-la no dia seguinte em lume brando e ir mexendo, depois pode-lhe juntar fruta, leite.
A Aveia também é muito boa, também tem de ser cozinhada como a Quinoa e se colocar umas horinhas de molho também é melhor, porque ajuda na digestão da mesma.
Tanto uma como a outra pode também juntar um pouco a um iogurte natural.
Um fruto muito nutritivo é o Abacate, que misturado com uma outra fruta fica uma delicia e fica um lanchinho diferente.
Os iogurtes devem ser preferencialmente naturais, contém menos aditivos e não têm açucares, e a eles poderá juntar cereiais, papa Holle e/ou fruta para o tornar mais atractivo de forma mais saudável.
Para fazer iogurtes em casa, eu pessoalmente faço, tenho iogurteira o que ajuda e Bimby, utilizo 1 iogurte natural e 1L de leite, não coloco leite em pó como algumas receitas indicam, ficam um pouco mais líquidos mas ficam bem.
Falando em frutas, na maioria das vezes dou fruta crua, já experimentaram quase tudo (maçã, pêra, banana, pêssegos vários, uvas, abacate, melão, meloa, melancia, ameixa, abrunhos, papaia e mamão, manga,) menos frutas ácidas e frutos vermelhos.
Ela detesta banana e se colocar um pouco de banana que seja faz logo caretas ja ele come de tudo. Geralmente trituro a fruta, pois com 2 para alimentar ao mesmo tempo requer rapidez para que o 2º não faça birra de fome, se ambos os pais estiverem é mais fácil, dá um cada um e assim aproveito quando estamos os 2 para experimentar frutinha não tão triturada para se irem habituado a outras texturas, e fruta madura e molinha, em pequenos pedaços pois nem dentes têm ainda.
Para emergências ou saídas costumo ter uns potes de fruta cozinhada por mim em casa que faço e consumo no máximo em 3 dias, caso não hajam emergências ou saídas à rua dou na mesma para não se estragar.
Quando o tempo é pouco e preciso de uma solução mais rápida tenho sempre no frigorífico uns potes de fruta biológica de compra. Nota-se que é mesmo só a fruta cozinhada.
Existem varias marcas de potes de fruta biológica, em relação às papas é que a variedade é quase nenhuma, existe a Holle e conheço a marca Babybio mas nunca comprei para eles, habituei-me a estas.