domingo, 23 de agosto de 2015

A difícil questão da privação do sono...

O sono...
antes de ser mãe pensava como seria possível certas mães passarem noites a fio sem dormir, como se mantinham em pé...pensava que se isso sucedesse comigo que não sabia como ia aguentar... Mal sabia eu... LOL. Sempre me deitei tarde, mas era uma dorminhoca, quando chegava do trabalho, exausta, dormia...de manhã se não houvesse nada programado era a dormir que ficava. 
Quando estava grávida as constantes vezes que me diziam "aproveita para dormir agora" eu dizia que era bom que existisse um banco de horas para o sono... Mas não existe...

Os gémeos nasceram e tinha de os acordar de 3h em 3h para comerem por terem menos de 3Kg... e dormiam tão bem, aqueles 15 dias achamos sempre que temos os bebés mais dorminhocos e calminhos do mundo...até verem que já estão cá fora. 
Ao inicio das 3h de intervalo pouco chegava...entre dar mama um, biberão a outro, trocar fralda, tirar leite com a bomba e ainda desencaroçar o peito por vezes...sobrava 1h até repetir tudo de novo.

Depois de atingirem os 3 Kg já não era necessário acordá-los...mas eis que eles já tinham o relógio incorporado e não falhava...
Depois ouvimos que aos 3 meses o sono melhora...e depositei expectativas nos 3 meses...e nada de melhorar, depois dizem que com a alimentação complementar eles melhoram... ela chegou e melhorias? Nenhumas!... Depois é porque é uma questão de tempo...e comecei a perder a esperança...tinham 6 meses e acordavam umas vezes 2, outras 4, outras mais vezes... aos 7 meses pior estavam...quase de hora a hora...7 meses de noites e noites sem nunca dormir mais de 2h seguidas, estava a ficar exausta, sem produtividade nenhuma, sentia que já não estava a conseguir dar o meu melhor, chateava-me com tudo e com todos...
Até que uma noite às 3h da manhã estive 2h a tentar adormecer a Mara, que só queria estar a dormir ao colo em género de montanha russa...porque se parasse era a choraderia pegada. E tinha de estar as 8h30 no trabalho.
Depois dessa noite, cheguei ao trabalho exausta, sem capacidade para aquilo que faço, já ia em 210 noites em que dormir mais de 2h seguidas era uma miragem e em vez de ir vendo melhorias, estavam piores, a acordar 1x ou mais por hora, comigo por vezes sozinha com os 2, pois o pai trabalha por turnos e faz muitas noites. Depois ouves aqueles conselhos que é "dorme quando eles dormirem"... pois isso já sabemos, era bom era que fosse possível, por vezes era, mas só por vezes, 1º dormirem os 2 ao mesmo tempo nem sempre acontece e mesmo que deixe coisas de casa pendentes as refeições têm de ser feitas, programadas, a deles é indispensável...e fazer sopa de carne, peixe leva o seu tempo...a roupa deles, lavar e estender...para mim/ nós até pode faltar mas para eles não!

Então falei com uma amiga e pedi desesperadamente um livro que ela já me tinha falado, mas achava que o tempo era mesmo a solução, mas já não estava a ser possível esperar pelo tempo que não vinha...alguma coisa tinha de tentar melhorar.

O livro não deve ser lido tipo "chapa 5", deve ser interpretado e adaptado ao que em casa deve ser mudado, ajudou-me a compreender alguns pontos chave que me poderiam ajudar a melhorar o sono deles, porque o meu podia andar perdido por aí, e era difícil, mas eles estavam a ficar muito irrequietos e birrentos por não terem um sono de qualidade, que é tão importante para o crescimento e desenvolvimento, já diziam os antigos que "dormir é meio sustento" é durante o sono que se liberta a hormona de crescimento e em que as ideias e novas aprendizagens se organizam.
Após ler o livro passei a deita-los entre as 20h e as 20h30,em vez de ser as 22h/ 22h30, a dar o banho antes de dormirem, para relaxarem e associarem o banho à ida para a cama, fazem as sestas como faziam, antes de almoço, depois e ao fim do dia, mas a do final do dia não deixo que ultrapasse as 18h. Se adormecerem perto disso deixo no máximo dormirem até as 18h30. Quando assim é deito-os às 21h.
A meio da noite dava o leitinho pois achava que tinham fome, tipo às 4h da manhã, pois acalmavam quando bebiam, mas percebi que não tinham fome, era mais eu que utilizava o leite como ajuda para dormirem. Se choravam ia lá e pegava ao colo, embalava, dava palmadinhas no rabinho para acalmarem e adormeciam, ia a correr para o quarto acalma-los e adormece-los sobretudo devido ao pânico de ter os 2 a chorar ao mesmo tempo...
Depois de ler...percebi que era importante eles adormecerem sozinhos, aprenderem a fazê-lo para também saberem readormecer sozinhos com os despertares nocturnos...e o pânico de se acordaram tinha de deixar de parte para conseguir que se habituassem também ao acordar um do outro sem que isso os perturbasse. 
Então a 1º noite estive no quarto 3h...ora adormecia um, ora chorava o outro, quando um estava a adormecer o outro acordava com a chroandeira do irmão...e foi assim durante 3h até adormecerem os 2. Eu não saí de junto deles, fui acalmando, dando miminhos, peguei ao colo quando estavam a chorar mais, acalmava voltava a deitar... a diferença é que apenas os acalmava, sem os adormecer, não os deixei lá até estarem mesmo a dormir, mas eles choravam porque queriam adormecer como sempre, com o colo, embalo, palmadinhas...etc...
Adormeceram e fui-me deitar..a meio da noite acordaram e novamente chorito, estive 1h sentada no cadeirão junto aos berços, para eles se sentirem seguros, fazia festinhas mas não peguei...e a partir daí foi sempre melhorando...ao fim de 3 noites já dormiam a noite toda e quando acordavam nem sempre choravam...não estava a acreditar que era possível!
Já foi ha 2 meses que iniciamos estas rotinas e nunca mais precisei de os adormecer, apenas os acalmo quando estão mais excitados, canto baixinho dou beijinhos e deito-os...têm a fraldinha e um peluche sempre na caminha, que não sai de lá, e a chuchca que tanto adoram.
Pela 00h dou o leitinho e ficam a dormir. faz-me confusão jantarem e não comerem mais nada... e ficam mais aconchegados. E porque o leite é importante, a restante alimentação é complementar ao leite e não o leite que complementa o resto...
Ha noites que dormem a noite toda, mas ainda acordam, por vezes adormecem sozinhos outras vezes vou la por a chucha, dar um miminho, ou quando estão mais chorosos ou irrequietos, levo par aa minha cama, (sabe tão bem!) acalmo-os lá e deito-os na caminha deles quando estão quase a dormir...mas acontece 1 vez em toda a noite...não como estava a ser, de hora em hora...dormir 4h seguidas para mim já é muito bom.
O sono também precisa de ser educado, eles precisam de um sono de qualidade para crescerem saudáveis. 

Se antes não sabia como faziam as outras mães para se manterem em pé após estarem noites a fio sem dormirem, agora sei bem...quando somos mães temos forças que desconhecemos e por eles vamos busca-las nem sabemos bem onde...desdobramos-nos em mil...quase entramos em coma...mas aguentamos-nos e vamos esticando e esticando a corda...até que sentimos que já não estamos bem. Mas o importante é reconehcer e tentar encontrar uma solução saudável para toda a família.
Feliz dia que li aquele livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário