terça-feira, 4 de agosto de 2015

De dois passámos a quatro

Casámos em 2009 e passados uns tempos começamos a pensar ter filhos.
Antes de engravidar aproveitávamos bastante, saíamos muito, viajávamos quando possível, fazíamos jantares com amigos, dormíamos…sim dormir um bem precioso! LOL… O tempo era suficiente para nós e sobrava…
Embora felizes, sabíamos que nos faltava o que ia dar o verdadeiro sentido à vida… um filho! Mas como um era pouco para tanto amor viram aos pares.
Antes achava que a vida iria mudar sim, mas que seria mais fácil do que realmente é manter vida social, dizia sempre que não entendia porque as pessoas deixavam quase de conviver com os outros porque tiveram filhos… que abdicavam muito de elas mesmas…
Pois bem pela boca morre o peixe!!! A verdade é que o amor que se tem por um filho faz com que tudo aquilo que parecia óptimo passe a ser apenas bom, pois óptimo e maravilhoso é aproveitar o tempo que se tem, com eles.

Continuo a estar com os amigos…mas ou estou na companhia deles, ou consigo por poucas vezes estar apenas eu e alguém. Não só porque quero aproveitar cada momento com eles, pois o tempo passa depressa demais mas também porque os turnos do marido são um pouco malucos e acabo por estar bastante tempo só eu e eles.
É muito absorvente, mas também não sou pessoa de me acanhar e saio com eles para praticamente todo o lado, a logística pode parecer difícil, mas para mim é mais difícil estar fechada em casa com eles.
Vou ao centro comercial, ao café, andar pela Costa da Caparica. Aproveito geralmente o intervalo das refeições. Se estiver acompanhada e for disfrutar de mais tempo fora de casa tento que seja de tarde pois o lanche é mais fácil de dar que outra refeição.
O Diogo come bem o que quer que seja, já a Mara… o lanche vai que nem ginjas mas a sopa…requer algumas manobras lol, mas falarei sobre isso num post um dia destes.
A vida a quatro é muito mais especial, divertida, cansativa, absorvente, assustadora, mas acima de tudo muito feliz! O ser humano tem capacidade de se adaptar as circunstâncias, umas pessoas fazem-no com mais facilidade que outras, com mais ou menos ajudas… Mas todos conseguimos. Umas vezes requer lágrimas à mistura, sim porque fácil ninguém disse que era. Mas supera tudo ver e sentirmos que somos capazes e que eles são felizes.

Quando o Luís começou a trabalhar assustou-me ficar só eu e eles, as noites então eram mesmo assustadoras, ficar sozinha com eles deixava-me a tremer da cabeça aos pés, mas estar acompanhada por vezes era ainda mais stressante pois ficava mais difícil adaptar-me, conhecê-los, implementar rotinas pois a ajuda é muito boa sem dúvida mas algum dia teria de enfrentar a vida com eles os dois e então que fosse desde logo, e preferi ir tentando, mesmo assustada, mesmo aterrorizada… mesmo sabendo que iam chorar os dois ao mesmo tempo e que eu ia ficar sem saber para onde me virar. Pois com ajuda há sempre colo, há sempre consolo mas sempre gostei de me sentir independente e capaz de superar os desafios e sentir que sou capaz. E por isso ter ajuda por vezes deixava-me mais stressada pois sabia que se chorassem não ia ter tempo para perceber os choros, as necessidades e um facto é que mãe de gémeos (falo por mim) tem pânico que se habituem ao colo, que não se acalmem de outra forma, pois quando tivesse sozinha seria eu, 1 colo e 2 bebés… As birras depois de dias intensos de visitas eram assustadoras, para mim não havia nem há nada mais difícil que estarem de birra, gritam, esperneiam... nem sempre acalmavam com facilidade pois ficavam desorganizados, tudo isto a dobrar...
As minhas grandes amigas? As espreguiçadeiras! Até aos 7,5 meses, pois lá sim conseguia embalar os dois ao mesmo tempo.
Atenção que colinho não faltou nem falta, só não é possível fazer tudo com eles ao colo…pois não cabem os 2 no mesmo colo. Por isso habituaram-se a esperar, a estarem na espreguiçadeira. Quando o papá estava e está tudo é mais calmo pois caminhamos na mesma direcção e percebemos bem o que é preciso fazer para que as coisas vão funcionando.

Poucas foram as vezes que saímos sem eles, sempre achamos que seria bom eles habituarem-se a ver pessoas, a estar com mais gente, algum barulho quando necessário, para mais tarde não estranharem, para pudermos estar com amigos sem ser em casa e não estarem sempre de birra…  e assim tem sido, quando vamos e saímos com eles, tentamos gerir as sestas e quando precisam dormir no carrinho dormem e nós aproveitamos um pouco.

O que ainda não fiz em 8 meses?
Ir a uma discoteca ou a um bar à noite. Se sinto falta? Sim sinto, por vezes apetece… porque ainda não o fiz? Porque não surgiu oportunidade, porque à noite a vontade de dormir é mais que muita e porque é-me difícil imaginar que vão estar inquietos e o pensar que se não for eu a estar lá, que outra pessoa mesmo que seja o pai ou uma das avós que vão ficar atrapalhados sozinhos com os dois a chorar. Pois por mais que haja rotinas e que saiba explicar formas de os acalmar, nem sempre funciona e por vezes é instintivo… e isso já não posso explicar pro telefone… e bem sei como é ter os 2 a chorar ao mesmo tempo e não saber qual acalmar primeiro…
De resto já consegui:

Jantar/ almoçar com amigos, fui 2x ao cinema e fui a 1 despedida de solteira de uma grande amiga. Txarammm :D . Fico feliz quando vou, sabe-me bem, mas a cabeça fica meia perdida, parece que não estou completa, mesmo estando contente por aquele momento, mas fico imensamente feliz quando regresso a casa, fica uma sensação de alivio por já estar em casa. Sair acaba por ser um sentimento agridoce. Mas faz bem, quebra a rotina, chega-se a casa com novas baterias.

Passei a dar mais valor à rotina (que nunca foi a minha praia..era o que me apetecia à hora que queria), mas sem dúvida que é a maior aliada dos pais de gémeos, só assim é possível diminuir o stress, pois ajuda a estarem calmos, organizados, consegue-se ser mais previsível. E  a dormir ( sempre me deitei tarde, mesmo quando entrava de manhã). A estar em casa e a desfrutar de cada momento. Mesmo quando só me apetece entrar em coma para fazer uma cura de sono LOL.

Sermos 4 passou a ser tudo mais intenso, 24h passaram a ser curtas para o que o dia exige...Acima de tudo passou a ser tudo MUITO MELHOR!

1 comentário:

  1. Bem vinda ao mundo dos blogues :)...
    A passagem de 2 para 4 requer alguma "arte e manha" mas se feito com amor tudo é mais fácil!
    Sei bem qual a sensação de nunca ter voltado a um bar ou disco...já não o faço há mais de 5 anos :)...por vezes sinto muitas saudades...e ando a ponderar uns dias a sós com o pai das Trincesas para namorarmos e nos reencontrarmos!! Somos pais de três meninas mas se não houver tempo para nós tudo se pode esvair em segundos :)!
    Virei por aqui espreitar-te...
    Beijinhos e felicidades!

    ResponderEliminar