quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os grupos de entreajuda do facebook

Os grupos do facebook e fóruns mas penso que mais os grupos são uma forma bastante interactiva de partilha de informação e experiências. 
Quando fiquei grávida pesquisava imensos nos fóruns, colocava dúvidas, respondia a dúvidas de outras, e assim obtive alguma das informações que precisava e assim partilhava experiências com outras mulheres.
Quando ainda estava grávida a minha companheira de barriga Inês falou-me diversas vezes de um grupo de Mamãs de Novembro 2014, que ia ser bom para mim, mas eu sempre receosa que algo pudesse não correr bem esperei até ter as 25 semanas e estar mais confiante... aí aceitei o convite e aderi!Está agora a fazer 1 ano, feliz dia que aderi, tenho a certeza que muita coisa aprendi lá, e já não passo 5 minutos do meu dia sem ver como estão todas... é um grande companheirismo, entreajuda, uma ajuda honesta e aberta. O segredo do grupo é sermos poucas, sabermos os nomes umas das outras e dos nossos filhos. Sei que se tomo decisões mais informadas sobre certas coisas é porque este maravilhoso grupo me abriu horizontes.
Na gravidez pelo repouso não tive oportunidade de fazer workshops, aulas de preparação para o parto, nada... e com estas mamãs aprendi bastante. A partilha de informação, a partilha de momentos bons e maus, das glórias e das tristezas, já faz parte do meu dia a dia.


Perto do final da gravidez fui convidada pela Fátima para o grupo Mamãs de Gémeos, é um grupo maior, onde todas nos sentimos compreendidas nesta aventura dos gémeos, lá sei que compreendem as vitórias, os momentos de pânico, o terror que é não dormirem... lá falamos a mesma linguagem. O que mais me cativou é que mesmo sendo muitas, existem aquelas mamãs de sempre, que nem que coloque um Olá elas vão também responder ao teu Olá... estão sempre em cima e sempre com uma palavra para ajudar.
Através deste grupo fui ao 1º encontro de gémeos, mesmo indo um pouco tímida, pois ver as pessoas é sempre diferente (o meu marido então nem sei como o convenci, mais tímido ainda) mas tornou tudo mais real e menos cibernautico.
Obrigado a todas por ajudarem sempre com uma palavra e por fazerem parte desta aventura!!!

Com eles não nos sentimos tão sozinhas, e mesmo aquelas dúvidas parvas que não perguntamos a ninguém, desta forma até parecem que deixam de ser parvas porque sabemos que decerto alguém até tinha a mesma dúvida... e não nos inibimos de perguntar a mais pequena coisa. 

Li ha uns tempos um artigo que falava que estes grupos até ajudam a superar depressões pós-parto, por isso mesmo, pelo puder que têm de uma pessoa não se sentir um bicho estranho.
Eles podem também ter efeitos negativos, ha que saber filtrar a informação...ha muita tendência a fazer-se comparações de tudo... na gravidez são os sintomas ou ausência deles, depois  são as fases de desenvolvimento, em que uns já fazem umas coisas e outros não, e para algumas mães isso pode ser stressante, conheço quem tenha saído de um grupo por ser supersticiosa e por haver bebés doentitos e que não estava a lidar bem com isso e preferiu ficar de fora. Quando não se consegue lidar e filtrar a informação, quando algumas coisas são geradoras de stress, nesse caso o melhor é mesmo sair. 

2 comentários:

  1. Aprender algo novo em conjunto é muito mais engraçado do que a solo! Os grupos facebookianos, sendo bem filtrados conseguem ser um grande apoio. Existem aspectos negativos? Existem mas é para isso que serve o "delete". Tenho aprendido muito com o Mamãs de Novembo 2014, transformou-se num grande companheiro desta aventura que é o ser Mãe pela 1ª vez.

    ResponderEliminar
  2. Oláaa... é verdade que esses grupos ajudam imenso :). "Conhece-mo-nos" do Fórum do de Mãe para Mãe e depois no grupo Mamãs de Gémeos do facebook...é mto bom partilharmos experiências, aprender com quem sabe mais e dar o nosso "saber" a quem dele precisa! Obrigada por fazeres parte deste mundo e por teres criado mais um blogue maravilhoso sobre o mundo de gémeos...afinal, não é tão mau como parece ;) e o amor compensa tudo!!

    ResponderEliminar