domingo, 9 de agosto de 2015

Alimentação complementar - sentar a comer a sopa

Estávamos ansiosos por esta etapa, não queremos que o tempo passe depressa mas depois anisamos novas etapas pela curiosidade que despertam, ver a reacção deles, a expectativa de como vai alterar a rotina...

Mas as etapas vêm e por vezes percebo que o melhor era não ter tido pressa.
Bebés alimentados a leite materno em exclusivo iniciam esta etapa aos 6 meses (embora algumas mães por uma questão de logística pelo regresso ao trabalho iniciam entre os 5 e os 6 meses) bebés que bebem só ou também leite adaptado iniciam aos quatro,

Por aqui iniciaram aos 4 meses...quando olho para traz vejo como ainda não estavam preparados, eram tão molinhos, tão bebés...
Começou o "regabof"... a adaptação à colher!

Geralmente começa-se pelas sopas pois são de mais difícil adaptação e dizem que ao provarem as papas primeiro pode ser mais difícil a aceitação da sopa. Mas há pediatras que quando os bebés têm baixo peso optam por aconselhar primeiro as papas.

Há que referir que não há consenso no que toca a este tema...é muito vasto, cada pediatra tem a sua sentença, havendo regras básicas como:  introduzir os legumes gradualmente para puder despistar possíveis alergias e não experimentar coisas novas ao mesmo tempo para saber sempre qual o elemento novo caso haja alguma reacção. Frutos vermelhos, não antes dos 12 meses assim com o tomate. 
Depois se estivermos algo informadas também é uma questão de jogarmos com a informação que temos e também com o nosso instinto de mãe e com o que conhecemos dos nossos bebés.
A pediatra dos meus deu luz verde para gluten aos 4,5 meses, mas não tive pressa e só introduzi aos 6 meses, foi opção minha, pois o gluten é um elemento que pode ser causador de grandes intolerâncias e alergias e com o sistema digestivo tão imaturo, não achei que deveria ter pressa quando no mercado havia opções de papa sem gluten.

Começando pelas sopas, iniciamos por um puré básico de cenoura ou abóbora, batata e cebola e a cada 3 dias acrescenta-se um novo legume. Tentando não ultrapassar os 4 a 5 legumes por sopa para não sobrecarregar o sistema digestivo do bebé.

Por aqui não foi pêra doce... não estavam nada preparados para comer à colher...biberão e a maminha eram tão bons, para quê agora comer com colher?!

É normal das primeiras vezes eles não comerem quase nada, afinal a sopa em nada tem a ver com o leite a que sempre se habituaram...para alem do sabor a colher também é-lhes estranha, fui insistindo, de sorriso no rosto lol, fui dando, choravam um pouquinho,afinal é a forma de se manifestarem. Eu só não insistia quando era um choro gritado e principalmente quando puxavam o vómito. 
Parece fácil agora falar, mas na 1ª semana ainda chorei de stress, principalmente a M que deitava tudo fora, cuspia tudo...
Só queria que ela comesse, sentia-me tão insegura quando ela não comia... depois teorias pro aí não faltam... "dá leite se não comeu...", "não dês porque senão depois já não come sopa porque sabe que bebe o leite...", há sempre opiniões diferentes para qual quer cosia que façamos...por isso mais uma vez é o que o nosso instinto nos disser que deve ser feito juntamente com bom senso. As poucas vezes que a Mara não comeu mesmo nada eu dei leite! Se isso serviu para não comer das outras vezes? Não! Claro que cada bebé é um ser individual e não existem fórmulas mágicas. Já o D comia e come que dá gosto! 
Experimentei de tudo...sopa liquida, sopa grossa, mais quente, mais fria, cantar, macacadas, basicamente fazia o pino, tentava manter  o sorriso no rosto, para ela ver que é suposto ser um momento agradável, mas ela parecia olhar para mim com aquele ar de "olha-me esta, deve pensar que sou parva...ela é que está com ar de parva!" LOL e depois cuspia tudo.  E eu à beira de um ataque e de nervos lol.

Comecei também a perceber que as nódoas eram muito difíceis de sair e que tinha de arranjar babetes à prova de comida lolol...
Comprei de plástico, outros com mangas.... ufff...tudo para a batalha da colher!

Até que a fórmula magica era sopa grossa, tipo puré de legumes e pôr-lhe a chucha após cada colherada...assim comia e não vinha mais para fora...
Podem pensar que é mais uma manha, e não deixa de ser, mas assim comia tudo, eu ficava com o coração mais tranquilo e eis que aos 7 meses deixou de ser precisa porque começou a aceitar melhor a sopa. Simplesmente comecei a deixar de dar tantas vezes, e agora já não a utiliza. Continua a fazer teatrinhos como fazer "brrrr", a palrrar com comida na boca, a fingir que tosse lol...só para ela é meia hora para comer a sopa. Do D não posso falar porque ele come em 10 minutos, e chora se não tiver a boca com comida, chora no fim porque quer mais... tenho de preparar tudo e só depois leva-lo para a cozinha porque quando percebe que vai comer é o berreiro até começar...adora a hora da refeição!

Se a AC (alimentação complementar) começar aos 4 meses convém que a cadeira da papa recline, pois embora já segurem a cabecinha o equilíbrio ainda é muito pouco e se não estiverem confortáveis mais difícil será aceitarem a comida. E porque não é bom para eles. 

Aos 6 meses já têm mais equilíbrio do tronco e cabeça já ,podem ficar em cadeiras mais direitinhas. Por aqui emprestaram umas da Chicco que reclinam e tem redutor, aos 6 meses começamos a dar nas do Ikea, óptima aquisição, pois são praticas, fáceis de lavar e leves. Não são as melhores a nível de segurança, pois não tem sinto torácico, apenas abdominal, mas são muito boas. 
Cadeira Ikea

Tínhamos 2 cadeiras reclináveis que agora já não usamos, mais porque lhes faz muito calor devido ao plástico. Usamos 1 do Ikea e uma portátil de pôr na mesa, que compramos para quando formos de férias, sempre ocupa menos espaço. 

Em relação a ter gémeos, há quem se adapte a dar uma colher a cada, dando assim aos 2 ao mesmo tempo... ora pois por aqui como a princesa não é fã da hora da sopa e o irmão é sôfrego a comer, cada um precisa do seu momento individualizado. 

Tivemos indicação para dar sempre fruta após as refeições principais, e assim o é desde os 4 meses. Sopinha e depois fruta. A quantidade que se recomenda é que o total seja aproximadamente a quantidade de leite que bebem por biberão, caso seja LM exclusivo é um pouco às cegas até perceberem a quantidade com que ficam satisfeitos.

A Sopa:
Têm 8 meses e como legumes já introduzimos- batata, batata-doce, abóbora, cenoura, cebola, alho, alho-francês, alface, brócolos, couve- flor, couve-coração, couve-lombarda, beringela, courgete, chuchu e feijão verde.

Aos 12 meses introduziremos as leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, favas, ...), o nabo, agrião, beterraba, nabiças e espinafres.

A fruta começamos com maçã, pêra e banana, como recomendado. É preferível ser crua, mas inicialmente nós cozíamos pois era melhor aceite por eles, agora a unica que continuamos a cozer é a maçã. banana é o fruto menos apreciado por eles. 

De fruta já comeram: banana, maça, pêra, melão, meloa, ameixa amarela e vermelha, mamão, damascos, nectarinas, pêssegos vários, manga.

Quando precisamos de sair cozo a vapor (temos bimby), guardo nuns potes e levo, até hoje ainda não precisei de comprar "bledines", levo é placa de gelo numa malinah térmica para ir refrigerado, a sopa e a fruta.

Quando começamos aos 4 meses, comiam sopa de legumes aos almoço, depois aos 4,5 meses introduzimos a papa ao lanche, aos 5 meses introduzimos a carne ( frango e perú), aos 6 meses o peixe, em que comiam sopa de carne ao almoço e de peixe ao jantar, (peixes brancos e magros- pescada, maruca, solha, dourada, pargo, garoupa, linguado) e introduzimos como carne o coelho e o borrego. 
Quando chegaram aos 6 meses íamos passar a dar 2 sopas, durante 2 semanas dei primeiro sopa de carne ao almoço e de legumes (sem proteína) ao jantar, para se habituarem a 3 refeições de colher, depois aos 6,5 meses introduzi o peixe. Não quis que fosse tudo rápido e apressado, há pediatras que aconselham o peixe mais tarde, eu fui seguindo o plano da nossa e adaptando aquilo que sentia que os meus bebés precisavam. 

minha salvadora é a bimby, cozinho a vapor num papelote de prata o peixe, noutro papelote a carne e noutro/s papelote(s) a fruta, enquanto descasco os legumes estes cozinham durante 20 minutos. depois deixo arrefecer, enquanto a sopa faz desfio o peixe.

Copos da Avent com unidoses de sopa
Como para 2 faço 2L de sopa, coloco legumes no copo e na varoma e trituro em 2x no final misturo tudo.
Depois divido em 2 partes mais ou menos iguais e trituro metade com a carne, e a outra metade com o peixe.

A introdução da colher nem sempre é fácil, há crianças difíceis, é um momento ansiado mas de stress, pois penso que todos adoramos ver crianças a comer bem, é um descanso...eu tenho 2 bebés, da mesma barriga, e tão diferentes e na hora de comer então...é o 8 e o 80!

Sem comentários:

Enviar um comentário